ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

SNP - SETOR DE NORMAS E PROCEDIMENTOS

Norma 24. DA SUCESSÃO ACADÊMICA POR MORTE DO TITULAR DA CADEIRA

Dipõem-se sob a mesma Norma, 24, a Sucessão Acadêmica e; Abertura de Concurso Literário, em homenagem ao Imortal, ainda que distintas e independentes entre si.

Frente a morte do Escritor Membro da ALB, à efetivação de justiça e reconhecimento para com nosso Confrade Imortal:

- deve à Seccional de origem do escritor, lançar CONCURSO LITERÁRIO MEMORIAL 'NOME DO IMORTAL'. Não há custos elevados ou dificuldades maiores à instituição do Concurso. Como premiação, o vencedor do Concurso será diplomado e empossado Membro da ALB, tendo como Patrono, o Imortal que dá nome ao Concurso (Modelo Cácio Santiago ); (Modelo Mendes Dutra).

Extraordinariamente, poderá a Presidência da Seccional local deliberar envolver a Comunidade Científica da Região, Instiuições de Cultura, Escolas e População, permitindo-lhes participar da escolha do Memorial vencedor.

O CONCURSO LITERÁRIO EM HOMENAGEM AO IMORTAL E A SUCESSÃO ACADÊMICA SÃO PROCESSOS DISTINTOS

A SUCESSÃO ACADÊMICA à Cadeira que ocupava o Imortal, deve a Seccional de sua origem abrir inscrições aos interessados, através do envio de livros para um endereço disponibilizado pela Seccional, Cx. Postal ou outro, para a recepção e avaliação por Comissão criada para este fim, por escritores Membros aleatoriamente sorteados pela presidência, em número à critério do Presidente, capaz de atender ao número de inscrições. Caso algum escritor sorteado para compor a Comissão de Avaliação Sucessória conte com algum impedimento, poderá o Presidente indicar ou mesmo nomear aquele Membro que consultado, disponha-se participar.

 

IMPORTANTE. Poderá, contudo, o Presidente, encontrando dificuldades à constituição da Comissão, envolver Universidades, Institutos Superiores de Educação, Votação Popular via imprensa ou urnas em instituições de cultura e educação. Neste caso, extratos culturais e científicos dos inscritos devem ser disponibilizados em jornais, murais, planfletos, de acordo com a proposta da presidência. Optando a presidência por Sucessão via Votações em meios Instituições de Cultura e Educação, competirá ao Corpo docente e alunos de Língua Portuguesa e Literatura, de alguma Universidade local ou de município da região, ou mesmo de mais de uma instituição, apontar o Sucessor à Cadeira do Imortal. Dessa forma, a Comunidade Científica é envolvida, resultando em abertura da Academia aos segmentos co-partícipes da organização socio-cultural e científica, remetendo a Seccional da ALB promotora, a um significativo passo à consolidação da Academia em comunhão com os ideais de difusão das obras dos Membros nos meios de correspondência, colocando a ALB, mais próxima da Comunidade Acadêmica e sociedade