ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

SECCIONAL/GO

(Os escritores não diplomados na Solenidade de Cacú, em 29 de outrubro de 2010, devem agendar com a presidência local suas diplomações e posses)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escritor Imortal
Agostinho de Almeida Moreira
Representa a cidade de Quirinópolis
"...Nasci no dia 12/10/1959, na cidade de Paranaiguara [GO]. Sou Membro da Academia de Letras e Artes do Extremo Sudoeste de Goiás - ALESG. Sou professor de língua portuguesa. Atualmente, estou trabalhando como coordenador pedagógico na Escola Municipal Maria Ignez, na cidade de Quirinópolis. Sou Especialista em Literatura Brasileira e tenho Formação Didático-pedagógica para o Magistério. Sou Mestre em Letras e Lingüística pela UFG-UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS".
agostinho-moreira@uol.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escritor Imortal
Aidenor Aires Pereira
Representa a cidade de Goiânia
Nasceu em Riachão da Neves – BA, no dia 30 de maio de 1946. Reside em Goiânia desde a infância e aqui fez todos os seus estudos. Bacharelou-se em Letras Vernáculas e em Direito pela Universidade Católica de Goiás. Aposentou-se como promotor de justiça. Foi Presidente da União Brasileira de Escritores de Goiás. Pertence à Academia Goiana de Letras e à Academia Goianiense de Letras. É Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Publicou os livros: Reflexões do Conflito, poesia- Goiânia,1970; Itinerário da Aflição, poemas. Goiânia, 1973; Na Estação da Aves, poemas 1973; Lavra do Insolúvel, poemas. Goiânia: Oriente, 1994; Rio Interior, poemas. Goiânia: Amaragrei. Brasília: Ipiranga, 1978; O Canto do Regresso, poemas. Goiânia. 1979; Tuera – Elegia Carajá, poemas. Brasília: Thesaurus, 1980; Aprendiz do Desencanto, poemas. Goiânia: Unigraf, 1982; Os Deuses São Pássaros do Vento. Goiânia: Cerne, 1984; A Árvore do Energúmeno, contos, Kelps, 2001, Via Viator, poemas. São Paulo: Melhoramentos, 1986 e O Dia Frágil, UBEGO/Kelps,2005.
http://aidenorares@blogspot.com
literjur@terra.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Escritora Imortal
Ana Luiza de Lima
Representa a cidade de Rio Verde
Graduada em Letras Modernas pela Fesurv-Fundação do Ensino Superior de Rio Verde. Pós-Graduação com mestrado pela UFG. Pos-graduada lato-senso com especialização em Planejamento Educacional, pela Associação Salgado de Oliveira e em Literatura Brasileira, pela PUC-MG. Membro das instituições literárias UBE-GO, Academia Rio-verdense de Letras, Artes e Ofícios, Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, ALESG - Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás.
Integra as antologias literárias As Botinas de João [Poemas, Contos e Crônicas], Edições Feclip, 1990, III Concurso Kelps de Poesia Falada, 1999 e IV Concurso Kelps de Poesia Falada, 2000. Inclusão no Dicionário do Escritor Goiano, de José Mendonça Teles, UBE-GO, 2000. Participação no CD Goiás 250 Anos. Publicou o livro Reviver Viver e Ver pela UP'GRAFF EDITORA LTDA, de Goiânia.
Detentora de prêmios literários em poesia dentro e fora do Estado. Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação da rede pública e particular de ensino.
Casada com o Professor e Poeta, Paulo Ananias, têm um filho, João Gabriel.
Professora no Instituto Superior de Educação - FAR - Faculdade Almeida Rodrigues.
Portadora de anomalia locomotora na perna direita, por anoxia cerebral no nascimento.
E-mail: analuizadelima@yahoo.com.br
 

 


 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escritora Imortal
Adelice da Silveira Barros
Representa a cidade de Goiânia
Natural de Caçu, Goiás. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Membro da União Brasileira de Escritores de Goiás [UBE] a partir de 2 de agosto de 2000. Secretária Geral da UBE de 2002 A 2004. Membro da Alesg-Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás a partir de 16 de outubro de 2005. Seu nome consta do do Dicionário do Escritor Goiano, de José Mendonça Teles – Kelps 2006 – página 39.
Obras publicadas: Salada de Capitães [contos] – Edição do autor – 1999. Um Jeito Torto de Vir ao Mundo [romance] – Editora Kelps – 2000. Prêmio Alejandro J. Cabassa da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro em 2002 e Colemar Natal e Silva da Academia Goiana de Letras – AGL – em 2002. Obra adotada em Vestibulares de Goiás, no período 2003 – 2004. Prisioneiros do Vento Sul [contos] – Cânone Editorial –2002. Iana Sol e Sombra [romance] – Cânone Editorial – 2003. Barrabás [romance] 2005 – Cânone Editorial. Camumbembe [contos] – Cânone Editorial – 2008. Prêmio Hrry Laus da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro em 2006.
Participa das seguintes antologias: III Concurso de Contos Professor Venerando de Freitas Borges, 1998, Goiânia. Antologia Poética de Contos – SESI – Arte e Criatividade – 1997-1998, Goiânia. Coleção Estalidos da Associação Artística e Literária A palavra do Século XXI, Cruz Alta-RS, 2001. II Antologia 2001, Prêmio Pórtico, publicado pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Rio de Janeiro, 2001.
Um Rio de Contos, Antologia luso-brasileira, Editora Tágide, Lisboa. Obra em andamento. Recebeu em 2007 o troféu Goyazes – categoria romance – Troféu Eli Brasiliense, Academia Goiana de Letras. Seu nome integra a obra Literária Goiana: Síntese Histórica, de autoria de Geraldo Coelho Vaz.
e-mail: adelice.silveira@terra.com.br


Escritor Imortal
Adejar Vicente dos Santos

Geógrafo, poeta, contista, contabilista, articulista. Adejar é membro da Apale-Academia Porangatuense de Artes e letras e integra a antologia de poesias, crônicas e contos publicada pela instituição literária. Preocupado com a situação da economia sustentável e com a preservação de um meio ambiente saudável, Adejar tem escrito para jornais estaduais e também publicado na internet.

     
         

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escritor Imortal
Brasigóis Felício Carneiro

Representa a cidade de Goiânia
Nasceu em Aloândia [Go] em 1950. Poeta, contista, contista, romancista, crítico literário e crítico de arte, tem 30 livros publicados, entre obras de poesia, conto, romance, crônica e crítica literária. Em sua bibliografia destacam-se Hotel do tempo, poesia, [Editora Civilização Brasileira, l982]; Monólogos da Angústia, contos, [Prêmio Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, Diários de André, romance censurado e apreendido em 1976, por ordem do ex-ministro da Justiça, Armando Falcão; Viver é devagar, crônicas, l998, Literatura Contemporãnea em Goiás, crítica literária, O tempo dos homens sem rosto, poesia, Editora Estação Liberdade, Memória da solidão, contos, Coleção Karajá, da Agência Goiana de Cultura, Meus gemidos de Jó, Editora Kelps, Obsceno esplendor da Noite, Editora Kelps e A dança da vida.
É detentor de dezenas de premiações literárias [totalizando quase uma centena] em nível regional, nacional e internacional. Participa de antologias de conto e poesia publicadas em língua espanhola e francesa. Teve duas obras [ Monólogos da Angústia e Viver é devagar adotadas como leitura obrigatória para candidatos ao exame vestibular de instituições universitárias de Goiás]. Seus livros têm sido objeto de apreciações críticas, publicadas em livros, na imprensa regional e nacional, além de serem estudados em seminários e congressos de literatura. Sua obra foi tema de dissertação de mestrado aprovada junto a Universidade Federal de Goiás.
brasigoisfelicio@hotmail.com
     
         

 

 

Escritora Imortal
Cássia Vicente
Representa a cidade de Jataí
Reside na cidade de Jataí, no sudoeste goiano. Tem publicado 3 e-books pela AVBL em 2005, participa do livro impresso, Virtualismo-Antologia Literária da Escola de Autores, Escritores e Poetas Virtuais também pela AVBL, um e-book de duetos com Sigmar Sabin publicado pela Ebook projetos e editora e de alguns e-books das cirandas que participou.
cassia_vicente@yahoo.com.br
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escritora Imortal
Célia Siqueira Arantes
Representa a cidade de Goiânia
Nasceu em Buriti Alegre, Goiás, a 8/12/1928 e reside em Goiânia desde 1935, acompanhando os pais: Galdino de Paula Siqueira e Emerenciana de Vasconcellos Siqueira. Professora e Contabilista, casou com Alexs Batista Arantes, vivendo períodos em Ceres e Anápolis. Pais de 6 filhos, desdobrados em 14 netos e três bisnetos. Regressou à Goiânia, após a viuvez. Ocupa a Cadeira 45 da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás. Pertence à União Brasileira de Escritores-Sessão Goiás, ao Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, à Associação Goiana de Imprensa e à Comissão Goiana de Folclore e ao Ceculco-Centro de Cultura do Centro Oeste, sediado em Brasília. Co-fundadora da Academia Anapolina de Letras e Artes, presidente por 15 anos. Em Anápolis, exerceu as funções de: Secretária Municipal de Cultura, Coordenadora da Casa do Artesanato/Goiastur, e gerente do Centro de Aprendizagem e Produção em Tecelagem, ligado à Ação Social do Palácio do Governo do Estado de Goiás. Publicou os livros: “Chão Livre” [Poesia] e “Fios da Memória” [Contos] que recebeu o “Prêmio Alejandro J. Cabassa” concedido pela União Brasileira de Escritores-Rio de Janeiro e entregue no Auditório “R.Magalhães Jr.” da Academia Brasileira de Letras-ABL. A ser editado: “Rumos” [Crônicas]. Integrante do “Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras”, de Nelly Novaes Coelho, Editora Escrituras, São Paulo; da “Antologia Poética Brasil, Chile e Peru”, e “Escritores em Ação! Trinta Anos de Atividade Cultural, em Goiás,” UBE-Go/1986., ainda “Analises e Conclusões” de Nelly Alves de Almeida. Participou no Chile do “IV Encuentro del Arte y Cultura” em Melipilla e foi palestrante no Peru, no “Primer Encuentro Internacional del Arte y la Cultura de Trujillo.” Componente do “Caderno de Poesia Oficina 33” lançado na XII Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro, pela Oficina Editores e de “Poetas Em/Cena”, no “Belo-Poético”, em Belo Horizonte /MG, bem como da “História do Batismo Cultural de Goiânia” de Ubirajara Galli. Recebeu os títulos de “Cidadã Goianiense”, de “Personalidade Cultural do Ano,” o “Troféu Tiokô”; “Medalha Bernardo Sayão” em Brasília, o diploma conferido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Goiás: “América Latina, Caminhos da Memória” e o de Honra ao Mérito, pela Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia.
Site: http://www.literaturadobrasil.com.br
E-mail: celiarantes@uol.com.br

         

Escritor Imortal
Dauro Guimarães
Representa a cidade de Caçu
Membro da Alesg-Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás e do IHGES-Instituto Histórico e Geográfico do Extremo Sudoeste de Goiás. Integra as antologias 'O que os homens estão escrevendo' da Litteris Editora, do Rio de Janeiro, e 'Revelações do Terceiro Milênio', do concurso nacional de literatura promovido pelo Conselho Municipal de Cultura de Cassu, em 2005/6, e 2008, respectivamente, recebendo, ao todo, três premiações em conto, sendo 2° lugar no concurso de 2005/6 e um 1°, um 3° lugares, no de 2008. Tem inédito o romance 'Perdido na selva' e um livro de contos, ainda sem título definitivo. Integrante das diretorias do IHGES e da Alesg, no cargo de tesoureiro, desde a fundação das duas entidades. Telefone: 064-3656-1290
Caçu-GO.
E-mail: - daurodivino@hotmail.com

     
         

 

Escritora Imortal
Eliene Aparecida Ferreira
Representa a cidade de Caçu
Graduada em História pela UEG-Universidade Estadual de Goiás, com licenciatura plena. Tem poemas publicados no Jornal da Terra, de Caçu-GO. Paralelamente à Educação tem dedicado à publicidade, promoção e vendas. Adora tudo que é dinâmico, que expressa movimento. Abomina inércia e apatia.
e-mail: heliene_ferreira@hotmail.com

 

 

 


 


 

 

 

Escritora Imortal
Elizabeth Caldeira Brito
Representa a cidade de Goiânia
Nasceu em Goiânia - Goiás -Brasil. Formou-se em Educação Física e em Psicologia . Fez pós-graduações nos dois cursos. Foi professora de dança e de Educação Física, dentre outros locais, na Universidade Católica de Goiás [UCG], e no Centro Livre de Artes, tendo sido aprovada em primeiro lugar em concurso público. Foi sua diretora por nove anos. É membro da União Brasileira de Escritores - Goiás, da Comissão Goiana de Folclore - UNESCO, onde é Secretária Geral, da Associação Goiana da Imprensa, da Academia de Letras Ciências e Artes de Campo Formoso e da Academia Belavistense de Letras e Artes. É Chefe de Gabinete do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás onde é Sócia Titular, ocupando a cadeira número 07. É Conselheira do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de Goiânia. Recebeu o título de PERSONALIDADE CULTURAL DO ANO 2005 pela UBE-Goiás. Publicou os livros: Dimensões do Viver, Quatro Poetas Goianos e Um Pintor Francês e O Avesso das Horas e Outros [edição trilingue: português, espanhol e francês]. Participa de várias Antologias nacionais e internacionais. Representa o Brasil em Encontros Culturais no Chile, Peru e Argentina.
Beth-abreu@hotmail.com


Escritor Imortal
Elvis Souza Nascimento

Biólogo, ambientalista, contista, poeta, artista plástico. Tem trabalhos publicados em revistas científicas brasileiras e coautor dos volumes III, IV e V da série Goiás-Extremo Sudoeste. Publicou o livro de contos Sertão das Caraíbas. Integra a antologia literária do I Concurso Nacional de Literatura Revelações do Terceiro Milênio, volume I, 2003, edição do Conselho Municipal de Cultura, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Caçu.

 

 



Escritor Imortal
Elzi M. La Guárdia

Radiojornalista, poeta, contista e orador. Natural de Oliveira-MG. Membro da Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás. Na Emissora Sul Goiana de Quirinópolis, onde trabalha, foi editor de jornalismo durante 10 anos.  Tem livro publicado e vários poemas, ensaios, contos, crônicas e pensamentos divulgados no rádio, jornais e revistas, sendo alguns de seus trabalhos já conhecidos em outros países. Autor de uma enorme bagagem literária. Espera, confiante, o dia em que possa publicar suas obras completas.

 

Escritor Imortal
Gênio Eurípedes Assis

Advogado, artista plástico, com trabalhos participantes de diversas amostras pelo Brasil. Ator de teatro, participou de diversas peças e shows variados. Autor das peças “O pranto de Alá”,  “A droga alucinante” e show riso nº 1 e nº 2. Compositor musical, com várias músicas, entre inédita e gravadas, popular e sertaneja. Como repórter atuou em vários veículos de imprensa em Jataí, sua cidade natal.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escritor Imortal
Geraldo Coelho Vaz

Poeta goianiense, foi presidente da União
Brasileira dos Escritores de Goiás, da Academia Goiana de Letras e da
Fundação Cultural Pedro Ludovico, atual Agepel. Tem artigos publicados
em diversos jornais e revistas. Conferencista, foi além-fronteiras,
falando da literatura goiana inclusive no México e no Canadá, fato que
gerou a a publicação de um livro trilingue: em Português, Espanhol e
Francês, simultaneamente. Autor de diversos livros, entre outros os
seguintes: vultos catalanos, Poemas da Ascensão, Mensagem Livre,
Re(vi)vendo, e Corpo Noturno, entre outros.

 


 

 

 

 

Escritora Imoral
Janete Martins Medeiros

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goias (1991), especialização em Literatura Brasileira pela Universo (1996) e especialização em Metodos e Tecnicas de Ensino pela Universo (1994) . Mestre em Educação E Psicanálise, pelo Instituto Superior de Educação e Teologia, INSET.  Autora de O Infinito Camuflado. 1. ed. Goiânia-GO: Kelps, 2002. E de A Estranheza causada pelo texto poético ao leitor.
Premiada no Concurso de Poesia da UEG em 1991. Atualmente é funcionário da Universidade Estadual de Goias. Tem experiência profissional na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, lecionando, entre outras matérias ou disciplinas, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Goiana, Teoria da Literatura, Literatura Infanto-Juvenil e Cultura.  
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escritor Imortal
Jonan de Castro Reis

Representa a cidade de Quirinópolis 
Conhecido também como 'J. Castro' nasceu a 14 de setembro de 1962, em Jandaia-GO., onde viveu a sua infância. Filho de Manoel Libório dos Reis* e de Maria Benedita de Castro, é graduado em Letras pela UEG - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Quirinópolis, em 2003. Sendo o oitavo filho de uma numerosa família de quinze irmãos, é o primeiro a concluir o curso de nível superior. Professor de Língua Portuguesa [Redação], é um dos imortais, membro-fundador da Alesg - Academia de Letras e Artes do Extremo Sudoeste de Goiás, tendo como patrono o grande escritor Guimarães Rosa. Tendo participado de alguns concursos, obteve menção honrosa no VI Concurso Nacional de Contos e Poesias 'Poeta Nuno Álvaro Pereira' com os poemas 'Infância' e 'Confissões de Omar', na cidade de Valença - RJ. Foi premiado no II Concurso Nacional de Literatura Revelação do Terceiro Milênio, na cidade de Caçu - GO, obtendo o Prêmio Ana Luiza de Lima, com o poema 'Castelo de Roma', classificado em 1º lugar na categoria Regional; o Prêmio Adelice da Silveira Barros, com o conto 'A primeira calça comprida', classificado em 3º lugar na categoria Regional; o Prêmio Adelice da Silveira Barros, com o conto 'Por um triz', classificado em 1º lugar na categoria Local, cujas obras integram o II Volume da 'Antologia Revelações do Terceiro Milênio', em 2004. Está participando também das antologias 'O que os homens estão escrevendo', da Litteris Editora - RJ., e 'Pegadas', esta, organizada pela Alesg - Academia de Letras e Artes do Extremo Sudoeste de Goiás. Autor de vários textos, entre crônicas, contos e poemas. Tem contos e poemas publicados em jornais, mas o sua maior alegria foi a publicação do romance 'Marcas do infortúnio.
jotacastro10@yahoo.com.br

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escritora Imortal
Joelma Gonçalves Rocha
Representa a cidade de Quirinópolis
Nasceu aos 14 dias do mês de Agosto de 1975, é natural de Santa Vitória - Minas Gerais. Quando criança mudou-se para Quirinópolis, onde passou a infância residindo no município. Já na mocidade mudou-se para a cidade. Estudou: em Escolas Rurais, na Escola Estadual Presidente Castelo Branco, Colégio Estadual Independência e formou-se em Letras no ano de 2003 pela Universidade Estadual de Goiás. Tendo participado, em 2007, do IV Concurso Literário revelações do III Milênio, na cidade de Caçu-GO, concorreu nas categorias Regional e Nacional, conseguindo ser agraciada com o 3º lugar na categoria Regional com o poema: Errei tentando acertar. Foi premiada pelo Diretório Acadêmico no Oscar Universitário do ano 2000 como melhor acadêmica do 1º ano de Letras e acadêmica revelação do curso regular de Letras da Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Quirinópolis - Campus I. É membro-fundadora da ALESG - Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás. É extrovertida, seu hobby é tocar violão e escrever. Já escreveu um livro de poesia intitulado 'Sentimentos d'Alma' que ainda não foi editado.
joelmaap33@hotmail.com
 


 

Escritor Imortal
Jacinto Euzebio Ferreira
Representa a cidade de Quirinópolis
Jacinto Euzébio é graduado em História, pela UEG-Quirinópolis, pós-graduado, em história e historiografia Brasil e Regional. Autor do Livro Esplendor Mensagens, integra a antologia publicada no V Concurso de poesia falada promovido pela editora Kelps Um dia no sitio, como conselheiro tutelar, é autor do texto a droga, familia e a religião, publicado na revista pais e filhos. Professor de História e informatica.
E-mail:
esplendormensagensparavida@hotmail.com

 




 

 

 

 

 

 

 

Escritora Imortal
Joana D'Arque de Freitas
Representa a cidade de Caçu
Brasileira, solteira, nasceu em Caçu/Goiás, em 17 de agosto de 1964. Graduada em Letras [Português-Inglês] Modernas pela UEG. Membro do IHGES – Instituto Histórico Geográfico do Extremo Sudoeste de Goiás, da Alesg-Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás, ocupando a cadeira nº 30, tendo como patronesse Maria do Rosário Fleury. Premiada em 1985 no Concurso de Literatura da Semarcult de Caçu. Tem trabalhos publicados em jornais da região e em antologias poéticas em Goiás e no Rio de Janeiro. CBJE [volumes 26 e 27 da Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos] e na Litters [Livro de Ouro Poetas Brasileiros Contemporâneos – Ed. 2006]. A minha família é a herança mais preciosa que tenho, completa minha vida e me faz feliz. De todos os momentos já vividos o que mantém viva são as lembranças e a saudade do meu Pai; porém, guardo os reflexos pelo que tem de mais sagrado em minha vida reunindo numa força maior que é Deus.
E_mail:
jujudarque_3@hotmail.com
jujudarque@yahoo.com.br

 

 

 

Escritor Imortal
José Mendonça Teles
Um dos mais ativos intelectuais de Goiás. Poeta, contista, historiador, advogado, ex-presidente da AGL-Academia Goiana de Letras, do Conselho Estadual de Cultura e do IHGG-Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, professor universitário, fundador e presidente do Instituto Cultural que traz o seu nome. Autor de importantes obras como o Dicionário do Escritor Goiás, da história da Associação Goiana de Imprensa e da Imprensa em Goiás. Membro outras de importantes instituições culturais em Goiás e em outros Estados. Integrante, juntamente com Mário Carabajal, em 1995 da Comissão Pró-tempore de criação do CONALB – Conselho Nacional das Academias de Letras do Brasil.




 


Escritor Imortal
José Ubirajara Galli

Natural de Pires do Rio-GO. Graduado em Administração de Empresa pela Faculdade Anhanguera. Foi diretor do Instituto Goiano do Livro e recebeu várias premiações em concursos literários. Foi presidente da UBE-GO e da Fundação Cultural de Pires do Rio. Entre outros livros publicou Poemas e papos, A fábula do êxtase, Poemas Balzaquianos, Licores da Carne, Amor Inverso.

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escritor Imortal
Lupércio Mundim

Representa a cidade de Ipameri
"...Nasci em Taubaté, São Paulo, em 04 de novembro de 1946 e com apenas um mês de vida fui levado por meus pais para a pequena e linda cidade de Ipameri, Goiás, onde fui criado e onde estão minhas origens. Em13 de dezembro de 2004 a Câmara Municipal de Ipameri concedeu-me, por unanimidade, o título honorífico de Cidadão Ipamerino, realizando meu sonho de um dia poder declarar que sou Ipamerino (...) Não me considero uma pessoa culta, apenas adoro passar meus sentimentos para o papel e para o monitor, sem grandes preocupações. Escrevo poesias desde os quinze anos de idade, mas só comecei a coleciona-las vinte e oito anos depois [1989], os originais anteriores a esse período foram doados às pessoas que os inspiraram. Meus passatempos prediletos são ler, escrever, viajar, assistir filmes, acessar a internet, criar sites e tudo o mais que se pode fazer de positivo com um computador (...) Em 1982 formei-me em Direito, antes disto estudei alguns semestres de Arquitetura e Administração de Empresas até decidir que curso fazer. Posso garantir que o cálculo foi um dos culpados pela minha decisão pelo Direito, nunca gostei de matemática, embora admire sua perfeição.
Além das mais de seiscentas poesias escrevi m livro autobiográfico, Os Telhados de Ipameri, que conta minhas aventuras e desventuras da infância à maturidade, que pode ser lido no site http://www.lupe.ws/Telhados/
Para saber mais sobre mim e sobre meus sites visite meu portal poético:
http://www.mundim.net/

 

 

 



Escritora Imortal
Lázara Ambrózia de Souza
Representa a cidade de Caçu
Professora aposentada, bacharel em Direito pela UFG e licenciatura plena em Letras Modernas, habilitação Português Inglês, pela Fesurv de Rio Verde, especialização em Língua Portuguesa e Alfabetização, pela UFG, membro da Alesg-Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás. Integra a antologia 'O que as mulheres estão escrevendo' da Litteris Editora, do Rio de Janeiro. Telefone: 064-36561781. Caçu-Goiás,
e-mail: souzalarozia@hotmail.com

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escritora Imortal
Lêda Selma
Representa a cidade de Goiânia
"(...) Fiz Letras Vernáculas e pós-graduei-me em lingüística. Lecionei Língua Portuguesa e Literatura Brasileira por muitos anos. Recebi os títulos de Cidadã Goiana [Assembléia Legislativa de Goiás] e Cidadã Goianiense [Câmara Municipal de Goiânia]. Fui destacada com vários prêmios locais e nacionais,um deles, o ELAS, conferido pelo Senado Brasileiro. Sou verbete em vários ensaios e figuro em dicionários e na Enciclopédia de Literatura Brasileira [Afrânio Coutinho/J. Galante de Sousa]. Participei de diversas antologias nacionais e internacionais, tenho um livro de poemas bilíngüe português/espanhol[Silencios de viento y mar] lançado em Montevidéo e em alguns países de língua espanhola, e poemas traduzidos para o francês para compor livros e revistas. Ganhei o Troféu Goyazes - Cronista do ano -da Academia Goiana de Letras, Troféu Tiokô da União Brasileira de Escritores de Goiás e Mérito Cultural da UBE do Rio de Janeiro. Alguns poemas de minha autoria foram publicados em revistas internacionais, como a belga INÈDIT NOUVEAU e a americana SOROPTIMIST INTERNATIONAL of the Americas. Meu livro Hum... Sei não [contos/crônicas] mereceu resenha de Antonio Olinto, membro da Academia Brasileira de Letras, no jornal Tribuna da Imprensa/RJ. ..."
poetaledaselma@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

 

Escritora Imortal
Lionizia Pereira Martins
Representa a cidade de Caçu
Graduada em Educação Artística [Licenciatura e Bacharelado], com Especialização em Artes Plásticas, pela UFU/MG; Membro da Alesg-Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás. Poeta e contista premiada no I Concurso Nacional de Literatura de Cassu e também no segundo e no terceiro concursos. Tem poemas publicados em jornais e revistas no Estado de Goiás.
Exposições: XVI Incontro Internazionale Artisti Brasiliani - Citta di Roma / Centro D’arte La Bitta - set. 1998; Criarte uma confraternização pela arte / Câmara Municipal de Uberlândia/MG dezembro 2000; Identidade Anônima Identidade - Oficina Cultural de Uberlândia/MG-setembro 2002; XIV Semarcult - Semana Artístico Cultural de Caçu/GO -Expoartes - outubro 2003; II Prêmio J. Barbosa de Pintura - Medalha de Bronze - Santa helena de Goiás - abril 2004; Brasilian Art Exhibition - Canning House Gallry/London- maio 2004; Exposição de Arte Brasileira UCCLA/Lisboa - maio 2004; Muestra de Arte Brasileña/Casa do Brasil/Madrid - maio 2004.
E-mail: lionizia@yahoo.com.br



 


Escritor Imortal
Luiz de Aquino Alves Neto

Natural de Caldas Novas-GO. Escritor, jornalista, poeta e ensaísta. Graduado em Geografia pela PUC-GO. Membro da Academia Goiana de Letras e da UBE-GO, tendo desta sido presidente. Autor dos seguintes livros de poemas: Razões da Semente, Meninas dos Olhos, Isso de Nós e Cantos de Amar, entre outros. Publicou também O Papel do Jornal e O cerco e outros casos, e também alguns ensaios.

     

 

 

 

Escritora Imortal
Maria Aparecida Gama de Almeida
Representa a cidade de Caçu
Graduada em Administração de Empresa, premiada em diversos concursos literários, integra diversas antologias em Goiás e no Rio de Janeiro, acadêmica da Alesg-Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás.
hellengama@bol.com.br

 

 

 

Escritor Imortal
Martiniano José da Silva

Baiano talvez o mais goiano de todos. Advogado, professor universitário, mestre em História das Sociedades Agrárias, romancista, ensaísta, fundador da Academia Mineirense de Letras, membro da Academia Goiana de Letras e do IHGG-Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. Militante na cidade de Mineiros, onde mantém sua banca advocatícia. Autor de diversos livros, entre outros “racismo à brasileira” e “Parque das Emas”.

 

 

 


Escritor Imortal
Ney Teles de Paula

Desembargador do Estado de Goiás, atual presidente do TER-GO. Escritor, poeta e articulista. Exerceu diversos cargos nos setores de comunicação e do Direito, com destaque para cargos na magistratura do Estado de Goiás. Tem diversos livros publicados, a exemplo de Dimensões do Efêmero (ensaio e notas literárias), Antônio Americano do Brasil, A Rosa Paradisíaca, Antônio Americano do Brasil, Moacyr Teles e outros.

 

 

Escritor Imortal
Ravel Giordano de Lima Faria Paz

Professor doutor em Poéticas da Representação e em Teoria da Literatura, pela USP. Professor concursado na UEG-Universidade Estadual de Goiás. Atua como líder no grupo de pesquisa em Linguística e Teoria da Literatura: problemas afins, na UEG, e no grupo Literatura e Sociedade, na UFRN. Autor, entre outros trabalhos, do livro Serenidade e Fúria: o sublime assismachadiano, publicado em coedição das editoras Nankin e Usp, em 2009.  Ravel é também mestre pela Unicamp.


 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

Escritora Imortal
Rozaíres Guimarães de Lima Nunes

Representa a cidade de Caçu
Psicopedagoga e professora das redes estadual e municipal de ensino em Cassu. Licenciatura plena em Pedagogia [docência e administração] pela PUC-GO e Fesurv de Rio Verde-GO. Pós-graduada com especialização em Psicopedagogia pela UEMG-Universidade Estadual de Minas Gerais, especialista em Ensino Especial pela UFU-MG, especialista em Aprendizagem e Diferença pela UFG. Tem curso de Libras-Língua Brasileira de Sinais. Acadêmica da Alesg-Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás e membro do IHGES-Instituto Histórico e Geográfico do Extremo Sudoeste de Goiás, entidades de cujas fundações participou e cujas diretorias tem integrado. Atual presidente do Conselho Municipal de Cultura de Cassu, cargo ocupado por três mandatos consecutivos. Foi a primeira diretora da Escola de Ensino Especial Miguel Vicente da Silva, permanecendo no cargo por seis anos. Ex-diretora do Conselho Municipal de Educação. Coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira. Foi coordenadora da Pastoral da Criança em Cassu. Atual diretora da Escolinha Reino Encantado [de educação infantil], da qual é proprietária. Integra as antologias poéticas: “O que as mulheres estão escrevendo”, da Litteris Editora, do Rio de Janeiro; “Panorama Literário Brasileiro 2006/2007 – Poesia – as 100 melhores de 2006”, da CBJE-Câmara Brasileira de Jovens Escritores, do Rio de Janeiro. Integra duas outras antologias da CBJE/RJ: Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, de n° 23 e n° 27. Atualmente integra também a Comissão Temática de Cultura do Conselho Comunitário do Programa Energia Sustentável para Sustentabilidade Local, do Instituto 5 Elementos-SP, patrocinado pela ETH Bioenergia, empresa com unidade industrial em Cassu.
rozairesgln@bol.com.br

Escritor Imortal
Waldomiro Bariani Ortêncio

Paulista de Igarapava, tão goiano como muitos outros. Membro da Associação Goiana de Imprensa, da Academia Goiana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, da UBE-GO, cronista do jornal O Popular, e participa regularmente do programa de Televisão Frutos da Terra. Tem várias obras publicadas nas áreas do folclore e do conto. Bariani é um dos melhores contistas regionalistas de Goiás e tem também obra infanto juvenil de contos. Entre os livros dele encontram-se Sertão Sem Fim, A Cozinha Goiana, Vão dos Anjicos, Dr. Libério, Aventuras no Araguaia, e a Cartilha do Folclore Brasileiro, entre muitos outros.

 

 

 

 

 

 

 



 

 


 

Escritor Imortal
Rone Sólon Fideles

Contista e romancista. Graduado em Geografia pela UFG-Jataí. Autor do romance Lotus de Aço (2009). Integra a antologia literária do I Concurso Nacional de Literatura Revelações do Terceiro Milênio, volume I, 2003, edição do Conselho Municipal de Cultura, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Caçu.

Escritora Imortal
Terezinha Moreira Alves

Professora aposentada, autora do livro “Minha vida, minha história”, um ensaio histórico de sua cidade, Cachoeira Alta. Terezinha é também poeta, contista e articulista. Membro da Alesg - Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás. Mãe de seis filhos, todos casados, menos uma filha que é freira

.

Escritor Imortal
Valdir Alves da Costa

Representa a cidade de  Caçu
Nasceu em Caçu dia 29 de novembro de 1957, filho de Joaquim Alves da Costa e de Albina Cândida da Costa. Casado com Lásara Aparecida Silva da Costa, tem dois filhos: Fábio e Leonardo. Doutor e mestre em Psicanálise Clínica, Bacharel e doutor em Teologia. Diácono Permanente da Igreja Católica Apostólica Romana. Tem mais de dez livros publicados. Presidente da Alesg-Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás em terceiro mandato.
cpcvaldir@uol.com.br