ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL - 26.02.2018

ALB/BA - REGIÃO SUL E EXTREMO SUL DA BAHIA FOI INSTALADA EM 23 DE FEVEREIRO/2017. MARCANTE A PRESENÇA DO IMORTAL, CLÉRIO JOSÉ BORGES DE SANT ANNA

ACADEMIA DE POETAS TROVADORES REPRESENTA ESPÍRITO SANTO EM PORTO SEGURO BAHIA...

Na última sexta feira,  dia 23 de Fevereiro de 2018, o Presidente da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, Clério José Borges de Sant Anna, esteve na cidade de Porto Seguro no extremo Sul da Bahia oportunidade em que foi homenageado com um Diploma e recebeu uma medalha de Membro Acadêmico Correspondente da Academia de Letras do Brasil, Bahia, Região Sul e Extremo Sul, em solenidade realizada no Centro de Cultura, na Rua 15 de Novembro, s/n, Pacatá, no centro, rua em frente ao Banco do Brasil, Porto Seguro, BA 45810-000, um anfiteatro com 400 lugares, com início as 19 horas. Clério José Borges de Sant Anna foi altamente prestigiado tem sido chamado para compor a mesa que presidiu os trabalhos e ainda teve cinco minutos para fazer uma saudação especial para todos presentes. Em seu discurso, pregou a necessidade da Academia de Letras ir para a periferia das Cidades levando poesias e trovas. Clério enalteceu ainda o trabalho do Dr. Mário Carabajal que em seu pronunciamento abordou o carater político e social da Academia de Letras do Brasil... Diferentemente de outras academias, a Academias de Letras no Brasil, tem a missão social de, através das letras e ciências, encontrar alternativas e possibilidades resolutivas aos grandes problemas Nacionais e Internacionais, como a Fome no Mundo e Guerras... Milhares de crianças sofrem em virtude da carância alimentar, no Brasil e no Mundo. Milhares não resistem e morrem em decorrência da fome... "É fome de alimentação é fome de saber", dai a necessidade de conforme o Capixaba Clério José Borges, de se levar a Cultura, a Poesia dos Acadêmicos para as periferias das grandes cidades. Clério José Borges, por sua visão congruente aos ideais máximos da ALB, foi convidado oficialmente pelo Dr. Mário Carabajal para fundar a Academia de Letras do Brasil no Espírito Santo.
 
 A solenidade da ALB em Porto Seguro, Bahia, teve início com apresentação do Grupo e Coral Clave do Sol, do Instituto do Descobrir, onde jovens fizeram belíssima apresentação, com canto e coreografia. Em seguida houve a composição da mesa com a presença de Autoridades, inclusive o Presidente da Câmara Municipal da Cidade de Teixeira de Freitas, BA, Agnaldo Teixeira Barbosa, conhecido politicamente como Agnaldo da Saúde. A Academia Teixeirense de Letras, também designada pela sigla ATL, associação sem fins econômicos com duração por tempo indeterminado, com sede no município de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia, estava representada pelo Vice Presidente Acadêmico Athylla Borborema. A doutora Dinalva Carabajal, Primeira Dama da ALB e Diretora da ALB Humanitária, tomou lugar à mesa ao lado do esposo e Presidente Fundador da Academia de Letras do Brasil, Mário Carabajal. Nos braços dos pais, a pequena Dimmarrye Carabajal, de apenas 4 meses. O Hino Nacional Brasileiro marcou a abertura oficial dos trabalhos, seguido por pronunciamento do Presidente Global da ALB. Em sequência, a diplomação do Presidente da Seccional Sul e Extremo Sul da Bahia, Imortal, Robson Ramos, seguido da diplomação e posse dos Acadêmicos da nova Seccional. O escritor Imortal Clério José Borges, como Presidente da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPT-CTC, antigo Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, foi convidado para participar da mesa como Convidado de Honra. Foi registrada a presença de um público maravilhoso.
 
A ALB – Academia de Letras do Brasil é uma entidade cultural politicamente ativa. É a primeira Academia Mundial da Ordem de Platão, que além da virtude indubitável do bom uso das Letras, também trabalha auxiliando na solução dos desafios sociais e dentre eles a evolução pela qual está vivenciando o Brasil, procurando meios para conter a corrupção que medra em nossa história. Empenha-se, também, no arrojo de estimular e criar movimentos que se detenham em fomentar pessoas politicamente engajadas contribuindo com a natural evolução e crescimento da sua cidade.

A ALB – Academia de Letras do Brasil, instituição litero-cultural com tradição no Brasil e que desde 2001 instituiu seccionais na maioria dos municípios brasileiros e em mais de 50 países do mundo, instalou na noite desta sexta-feira (23/02), no centro Cultural de Porto Seguro, o seu núcleo regional da seccional sul e extremo sul da Bahia. A abertura do evento foi marcado pela apresentação do coral “Clave do Sol” do Instituto Descobrir, dirigido pela maestrina Francis de Holanda. Na oportunidade que a ABL numa belíssima e clássica cerimônia deu posse aos seus 34 novos Membros; Titulares; Fundadores Imortais Vitalícios; Fundadores Imortais Correspondentes e Embaixadores.

O evento reuniu poetas, escritores, contistas, trovadores, músicos, maestros, políticos e diversas autoridades da comunidade jurídica. Representantes de várias academias do estado da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Brasília e Goiás se fizeram presentes. O presidente nacional da Academia de Letras do Brasil, Mário Roberto Carabajal; a primeira dama da ABL, Dinalva Carabajal; o presidente da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, Clerio Borges; e o presidente da ALB/Seccional Sul e Extremo Sul da Bahia, Robson Ramos se fizeram presentes.

Na cerimônia de instalação da ABL em Porto Seguro, o presidente nacional Mário Roberto Carabajal e o presidente da seccional sul e extremo sul Robson Ramos empossaram como Embaixador da seccional Porto Seguro, o empresário e escritor Luigi Rotunno. Também foram empossados os presidentes das seccionais de Porto Seguro, Cícero Sena; Eunápolis/Itabela/Itamaraju, Igor Assunção; Santa Cruz Cabrália, Bruna Eugênia; Prado, Wander Noronha; Camacã, Gleudes Malaquias e Belmonte, Herculano Assis. Recebeu a Medalha do Mérito Litero-Cultural da ALB, o jornalista e escritor baiano Athylla Borborema, vice-presidente da ATL – Academia Teixeirense de Letras pela sua relevante contribuição educacional ao país com mais de três dezenas de livros doutrinários publicados e premiados no mundo inteiro.

Para o presidente da ALB seccional sul e extremo sul da Bahia, (Escritor e engenheiro civil Robson Santos Ramos, natural de Eunápolis, mestre e doutor em Psicanálise, chanceler e doutor Honoris Causa, a Academia de Letras do Brasil chega à região do descobrimento para celebrar a vitória das artes, da cultura e da educação. “Daqui em diante, tudo o que fizermos, terá um valor maior, principalmente o valor literário, e será maior ainda a nossa visibilidade enquanto academia, enquanto acadêmicos e enquanto seres humanos. Cientes estamos do nosso valor diante das artes, das letras, da cultura e da correção política”, celebrou Robson Ramos. (Da redação TN - Teixeira News).


A Academia de Letras do Brasil – Região Sul e Extremo Sul da Bahia realizou, na sexta-feira (23/02) às 19h no Centro Cultural de Porto Seguro, BA, uma sessão solene de instalação- posse de novos presidentes seccionais, acadêmicos vitalícios, correspondentes e embaixadores. A informação foi divulgada pelo Presidente Regional da região Sul e Extremo Sul, Robson Ramos que na ocasião foi empossado, como Acadêmico Correspondentes os Capixabas, Clério José Borges de Sant Anna, Nadilson Corrêa e Fabiani Taylor, da cidade de  Piúma, do Liter Atuando.

A Solenidade da Academia de Letras do Brasil / Bahia / Região Sul e Extremo Sul, realizada no Centro de Cultura de Porto Seguro nesta sexta feira dia 23 de Fevereiro de 2018, contou com a presença do Presidente Nacional da Confederação das Academia de Letras do Brasil, Dr. Mario Carabajal, Presidente da Regional Dr Robson S. Ramos. Delegação Capixaba Clério José Borges, Ângela Lino Verissimo, Clérigthom Borges Andreia Fraga Zenaide Emília Thomes Borges Nadilson Corrêa CHRISTAL FRAGA BORGES.

Na ocasião a ACLAPT-CTC conferiu o título de Personalidade Cultural de 2018, ao Dr. Robson Ramos, ao Dr. Mário Roberto Carabajal e a Ativista Cultural e também homenageada Escritora, Léa Lu da Cidade de Contagem, MG.

Clério José Borges recebeu Diploma de Acadêmico Correspondente. Mesmo diploma recebido pelo Artista Plástico de Nova Almeida, Nadilson Corrêa


Ângela Lino Verissimo recebeu uma medalha da Academia oferecida pelo Dr Robson S. Ramos. Um evento maravilhoso.

 
CLÉRIO JOSÉ BORGES RECEBE O TÍTULO DE ACADÊMICO CORRESPONDENTE DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL SEÇÃO DO SUL DO BRASIL. HOMENAGEM EM PORTO SEGURO BAHIA