ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

Entre as providências prioritárias quando da organização de uma Solenidade de Diplomação e Posse, encontra-se em disponibilizar a LISTA ETERNA infra aos Membros, para a escolha de seus Patronos. Ocorrendo de encontrar-se toda a lista com o título PATRONO, após ao nome do Imortal falecido, poderão os Novéis Acadêmicos seguirem as orientações do Setor de Normas e Procedimentos à escolha de outros Patronos. Quaisquer dos Membros Falecidos da ALB podem ser homenageados como Patronos também de quaisquer Novéis Academicos no âmbito da instituição.

Membros da ALB falecidos gozam de 'Prioridade Máxima' quando da escolha de Patronos por ocasião de novas diplomações e posses em Cadeiras Vitalícias da Academia de Letras do Brasil. Entre as poucas exigências com Prioridade Máxima exigidas pela ALB, encontra-se a necessidade dos Imortais Membros da Organização, falecidos, serem homenageados pelos novos escritores que em Solenidades Oficiais tomem posse em Cadeiras Vitalícias. Sob a máxima de Prioridade, devem os Escritores Falecidos - Membros da ALB, serem eleitos Patronos e suas obras e memoriais celebrados pelos Novéis Acadêmicos. Ainda, sob a máxima de Prioridade, a lista infra deve ser apresentada aos futuros Membros pelos respectivos presidentes que encontrem-se a frente da organização de Solenidades Oficiais. Uma vez eleitos Patronos, a partir da lista infra, a Seccional deve comunicar oficialmente a ALB/Nacional, com as informações e Discurso de Posse do Membro o qual escolheu o Imortal da ALB Falecido, constante da lista infra. Obrigatoriamente, os Patronos 'Membros Falecidos da ALB', devem contar com tempo em Solenidades para serem homenageados em Discursos Públicos, previamente escritos e obrigatórios pelos Novéis Acadêmicos que os escolham. A 'Vida e a Obra' do Imortal Falecido 'Patrono', deve ser contemplada pelo Novel Acadêmico que o aponte Patrono de sua Cadeira Vitalícia. Não obstante, a lista infra receberá o Nome do Acadêmico que homenageou o Imortal Falecido da ALB com o título Patrono de sua Cadeira. Ainda, o seu Discurso de Posse deverá ser disponibilizado à Presidência Nacional, para a formação de link com o nome do Imortal da ALB falecido. Não é permitida a escolha de Patronos externos à ALB enquanto houver na Lista Eterna (infra) escritores falecidos da ALB, sem as devidas homenagem da instituição. As Seccionais que desrespeitem esta Cláusula Ùnica de Exigência e Prioridade Máxima da Academia de Letras do Brasil, colocar-se-ão na 'Condição de Distanciamento Normativo da ALB', infringindo a Única Determinação de Ordem Institucional. Portanto, solicita-se aos Presidentes, em todas as instâncias organizacionais da ALB, disponibilizarem aos futuros acadêmicos, a lista infra, para suas pesquisas e homenagens 'previamente escritas' à serem lidos, seus 'extratos' quando de suas Diplomações e Posses. Lembre-se a necessidade da ALB/Nacional receber o respectivo arquivo com o Discurso de Posse, contendo o nome do autor/Novél Acadêmico, sua Cadeira e Seccional.

Infra, nomes que compõem o rol de Imortais Eternos na ALB, aguardando suas elevações à condição de Patronos ‘prioritários preferenciais’ em Cadeiras a serem ocupadas por futuros Membros Vitalícios.

Compete aos Presidentes, Diretores e Membros da ALB, em suas respectivas instâncias, ensejarem estas merecidas homenagens àqueles que em vida elevaram o nome da ALB em suas Imortais produções literárias.

ESCRITORES ETERNOS

Citar seus Imortais nomes ainda hoje nos emociona:

*Conceição Piló
(ALB/MG)
*Mendes Dutra
(ALB/Maranhão)
*Valter Martins de Toledo
(ALB/Paraná)
*Paulo Brasil D’Urso
(Membro de Honra/ALB)
 

 

*Edir Tenório
(ALB/MG)

*Francisco de Souza Cavalcante
(ALB/RR)
*Frederico Toldo
(Membro de Honra/ALB)
*Jorge Lee Biswell Cotes
(ALB/Internacional - Venezuela)
 

 

*Stella Rodopoulos
(ALB/DF)

*Amazonas Brasil
(ALB/RR)
*Mário Linário Leal
(Membro de Honra/ALB)
*Miguel Rubio
(ALB/SP)
 

 

*Cácio Machado da Silva 'Cácio Santiago’ (ALB/RS)

*Fernando Silvio Roque Vasconcelos (ALB/Paraná) *Dorval de Magalhães
(Membro de Honra/ALB)
   

Solicita-se aos Presidentes da ALB informarem com extrema urgência situações de comprovado falecimento de Membros de suas respectivas Seccionais, fornecendo, ainda que extratificadamente, histórico memorial e obras do Imortal. A lista supra está incompleta, necessitando do auxílio e informações por Presidentes, Vice-Presidentes, Diretores e Membros das Seccionais.